[ivory-search id="24338" title="AJAX Search Form"]

Unesco reúne ministros da educação para discutir o uso do ChatGPT nas escolas

Notícias

Em reunião realizada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), mais de 40 ministros da educação discutiram sobre o uso da inteligência artificial. A agência propõe uma resposta coordenada aos riscos imediatos e de longo prazo do uso da nova tecnologia nos sistemas educacionais. 

  

Para a diretora-geral adjunta de Educação da Unesco, Stefania Giannini, a inteligência artificial deve ter espaço na área de ensino de forma cautelosa. Segundo ela, o foco deve estar em “priorizar a segurança, inclusão, diversidade, transparência e qualidade”. 

  

Uma nova pesquisa global da Unesco com mais de 450 escolas e universidades revelou que menos de 10% delas desenvolveram políticas institucionais sobre o uso de aplicativos de inteligência artificial, como o ChatGPT. 

  

Os resultados mostraram que as instituições de ensino ainda não têm uma resposta imediata para lidar com ferramentas capazes de produzir criações escritas e visuais geradas por máquina. 

  

Durante a reunião, os participantes evidenciaram que o papel do professor, diante deste novo cenário digital, é de facilitador da aprendizagem. Também foi ressaltado que o docente precisa receber treinamento para se adaptar à nova realidade. 

  

Outra preocupação foi com relação ao risco de falhas inerentes dessas tecnologias, incluindo a capacidade de cometer erros graves e produzir informações tendenciosas. 

  

Durante a Semana de Aprendizagem Digital, que ocorrerá em setembro de 2023, a Unesco lançará diretrizes políticas sobre o uso de inteligência artificial generativa na educação. 

  

FONTE: ONU

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@fundacaomudes.net.br

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.