Top 5 ferramentas alternativas para o EAD

Instituições de Ensino

Presencial, híbrido ou EAD? Já definiu como a sua instituição de ensino vai trabalhar em 2022?

Entender os benefícios das novas tecnologias na educação é importante para encontrar novas alternativas de como melhorar o processo de ensino. Quando utilizada de forma correta, a tecnologia se torna uma aliada para dinamizar as aulas e atrair a atenção dos alunos.

A fim de ajudar nesta tarefa, a equipe Fundação Mudes produziu o Top 5 plataformas alternativas para auxiliar no Ensino a Distância.

Discord

O Discord é uma ferramenta de comunicação online que possibilita o contato através de áudio, vídeo ou texto. A plataforma, criada inicialmente para facilitar a interação entre o público gamer, oferece uma opção para comunidades produzirem canais de comunicação. A ferramenta oferece a função de criação de servidores públicos e privados, onde pessoas com os mesmos interesses podem se unir e compartilhar experiências. É possível configurar funções para os integrantes como moderadores e administradores.

Trello

O Trello é um sistema de quadros virtuais para organização e gerenciamento de tarefas que segue o método Kanban (termo de origem japonesa, que significa “cartão” ou “sinalização”). É um conceito relacionado a utilização de cartões, como o post-it por exemplo, para indicar o andamento dos fluxos de produção, válido principalmente para empresas de fabricação em série. A ferramenta prestigia a organização e o compartilhamento do conteúdo, tornando-se ideal para quem valoriza o trabalho em equipe e preza que todo o trabalho seja efetuado na mesma página.

Slack

O Slack é um software de comunicação de equipes com suporte a canais, conversas privadas e integração com serviços externos. A ferramenta proporciona alta capacidade de customização e interação entre os participantes, além de comandos ágeis e facilidade para compartilhar os mais diversos tipos de arquivos.

Jitsi Meet

O Jitsi Meet é uma ferramenta online que permite fazer chamadas gratuitas. A plataforma possui mecanismos que permitem ao usuário compartilhar a tela, gravar a reunião, exibir vídeos do YouTube e transmitir a chamada ao vivo em seu canal. Um ponto prático do Jitsi Meet é que o usuário não precisa fazer login para iniciar ou participar de chamadas.

ClassDojo

O ClassDojo é um aplicativo para professores, a fim de facilitar a interação com alunos, pais ou responsável legal. Destaque para a função de mão dupla do aplicativo: além do auxílio aos professores, facilita o acompanhamento dos pais em relação aos filhos. É possível enviar alertas, comentários, observações e registrar o desempenho de cada aluno. Além disso, os estudantes também podem receber, através da plataforma, tarefas relacionadas a última aula ou os próximos conteúdos que serão vistos em sala de aula.

Clique aqui e tenha acesso a outros conteúdos com este!

Potencialize a experiência de aprendizado em sua instituição oferecendo uma educação de qualidade para seus alunos.