Saúde e Bem-estar: metas do objetivo número 3 da “Agenda 2030” da ONU

Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades” é o que pretende a Organização das Nações Unidas (ONU) em seu plano de ação global de desenvolvimento sustentável, a “Agenda 2030”.

O terceiro objetivo visa à promoção da saúde física e mental e o bem-estar, a fim de elevar a expectativa de vida, globalmente, incluindo a redução da mortalidade neonatal, infantil e materna.

Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (Ministério da Saúde) apontam que, em 2015, o Brasil registrou 1.738 casos de morte materna – englobando óbitos relacionados com problemas na gravidez, no parto ou ocorridos até 42 dias depois do nascimento. Em 2016, 1.463 óbitos foram registrados, significando uma queda de 16% em relação ao ano anterior.

Para alcançar o objetivo número 3, a ONU estabeleceu 13 metas, sendo algumas delas:

• Reduzir a taxa de mortalidade materna global, de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos;
  • Acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas; combater a hepatite, as doenças transmitidas pela água e outras transmissíveis;
  • Reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo drogas entorpecentes e uso nocivo do álcool;
  • Apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de vacinas e medicamentos para as doenças transmissíveis e não transmissíveis, que afetam principalmente os países em desenvolvimento; proporcionar o acesso a medicamentos e vacinas essenciais a preços acessíveis;
  • Aumentar substancialmente o financiamento da saúde, o recrutamento, desenvolvimento, a formação e retenção do pessoal de saúde nos países em desenvolvimento, especialmente nos países menos desenvolvidos.

A Fundação Mudes é parceira desta causa. Para conhecer nosso compromisso com as ações propostas pela ONU, clique aqui

Para detalhes da “Agenda 2030”, clique aqui e acesse o site da ONU.

Clique aqui e veja outras metas do programa.