Quatro em cada dez alunos brasileiros do 4º ano não dominam a leitura

Segundo dados do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) de 2021, quase 40% dos estudantes brasileiros do 4º ano do ensino fundamental não dominam habilidades básicas de leitura, isto é, apresentam dificuldades em recuperar e reproduzir parte da informação declarada no texto.

O estudo foi realizado em 65 países e regiões do mundo pela Associação Internacional para Avaliação do Desempenho Educacional (IEA). Os pesquisadores entendem que, nessa fase escolar, o estudante já deveria ter aprendido a ler.

Foram analisados mais de 400 mil estudantes de 57 países. No Brasil, 38% dos participantes da pesquisa não dominam a leitura. Além disso, o levantamento ainda revela que 24% dos alunos brasileiros sabem apenas o básico de leitura.

A pontuação média alcançada pelos estudantes brasileiros (419 pontos) está no nível mais baixo da escala pedagógica de proficiência, com quatro níveis. Para o relatório do PIRLS, o desempenho dos estudantes brasileiros na leitura “é significativamente inferior a outros 58 países, do total de 65 países e regiões de referência participantes”.

Desigualdades educacionais

O estudo ainda revela que o Brasil apresenta desigualdades no sistema educacional relacionadas com as origens socioeconômicas dos estudantes, o sexo e a cor.

Desafios

O PIRLS recomendou intervenção do governo brasileiro por meio de políticas públicas ainda na etapa educacional avaliada, mas também pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do 2º e 5º ano para evitar a repetição do baixo desempenho dos estudantes do primeiro ciclo do ensino fundamental ao longo de sua trajetória educacional.

Ao todo, 187 escolas brasileiras participaram das avaliações, com 248 turmas de 4º ano do ensino fundamental e 4.941 estudantes, distribuídos em 143 municípios de 24 estados.

Fonte: Correio Braziliense