[ivory-search id="24338" title="AJAX Search Form"]

Positividade tóxica no ambiente de trabalho

Empresas

Já ouviu falar em “positividade tóxica”? 

 

Pode parecer contraditória a junção destas duas palavras, mas a expressão realmente existe e esta atitude ocorre, principalmente, no mundo corporativo. 

 

Você já deve ter ouvido algumas destas frases: 

“Seja positivo!” 

“Veja pelo lado bom!” 

“Supere isso!” 

“Seja resistente!” 

“Você não tem motivos para se sentir mal!” 

“Pensar negativo não vai te levar a nada!” 

“Poderia ser pior!” 

“Pelo menos, não aconteceu tal coisa!” 

Etc. 

 

Na teoria, estas frases podem até parecer positivas; no entanto, na realidade, esta “injeção de ânimo” pode ter um efeito muito prejudicial, pois faz com que as pessoas se sintam culpadas por terem sentimentos negativos – sobretudo, aquelas que estão passando por uma experiência difícil –, e reprimam suas emoções. 

 

A positividade tóxica rejeita veementemente sentimentos ruins, naturais a todo ser humano, e valoriza unicamente a ideia de felicidade, impondo o pensamento positivo como a única solução para os problemas. 

 

No ambiente corporativo, a cultura da positividade tóxica gera consequências maléficas à saúde física e mental do funcionário – desânimo, dores no corpo, ansiedade, depressão e Síndrome de Burnout –, ocasionando sérios impactos à sua produtividade e ao seu engajamento, diminuindo a autoconfiança, afetando também o convívio com os demais colegas. O colaborador passa a se sentir invisível diante de uma abordagem não empática e não acolhedora, que invalida seus problemas e sentimentos. 

 

Confira algumas frases que combatem a positividade tóxica: 

“O que posso fazer para apoiá-lo?” 

“Você quer conversar sobre o assunto?” 

“É normal se sentir assim. Ouça a si mesmo e os seus sentimentos.” 

“Eu sei que as coisas estão difíceis para você agora. Sinto muito que esteja passando por isso. “ 

“Diga-me o que você precisa desabafar.”

Impulsionamos o crescimento e o posicionamento no mercado para os jovens por meio da educação.

Construa uma equipe inclusiva e diversificada! Calcule suas cotas de jovens aprendizes e pessoas com deficiência de forma fácil e eficiente.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

WhatsApp: (21) 3094-1181

E-mail: relacionamento@fundacaomudes.net.br

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.