ONU defende apoio em grande escala aos países menos desenvolvidos

Para o secretário-geral da ONU, António Guterres, o grupo de 46 nações carece de apoio adicional, que deve ser exigido de imediato.

Guterres destacou que este conjunto de economias representa uma em cada oito pessoas do planeta. Ele elogiou os esforços feitos pelas nações integrantes para alcançar e manter um nível mais avançado de desenvolvimento. O secretário-geral advertiu que os países menos desenvolvidos do mundo estão presos em círculos viciosos que dificultam seu avanço. Ressaltou que o mundo não pode permitir que estas economias “recuem na escada do desenvolvimento, após trabalharem tanto para escalá-la.”

Custo do capital

Sobre o período de crise de saúde, Guterres mencionou a falta de acesso a vacinas e aos recursos para apoiar a recuperação de uma forma justa. Para ele, o desenvolvimento humano também é um desafio marcado por dificuldades em sistemas de educação, saúde e proteção social, associadas à falta de inclusão das mulheres em todos os aspectos da vida civil, econômica e política.

Revolução digital

Com relação ao acesso tecnológico, o secretário-geral apontou que o grupo de nações mais pobres vem sendo esquecido na “revolução digital”. Ele falou, ainda, dos efeitos da guerra na Ucrânia, que elevou os preços de alimentos e combustíveis. A combinação de impactos de conflitos, fome e pobreza extrema gerou uma “tempestade perfeita” para eternizar a pobreza e a injustiça. O fim desta realidade exige investimentos em grande escala e de forma sustentada em favor dos países menos desenvolvidos que requerem e desejam um enorme apoio financeiro e econômico.

Fonte: ONU