Jovens de 19 a 25 anos passam menos tempo nas redes sociais, diz estudo

O estudo “The future of social media, realizado pela revista Dazed Studio, apontou que a Geração Z tem adotado novos hábitos na internet. Jovens entre 19 e 25 anos estão diminuindo o tempo de uso de aplicativos de redes sociais.

Mudança de hábito pode estar relacionada com teoria que busca o equilíbrio

Enantiodromia é o termo criado pelo filósofo Heráclito com o intuito de explicar que uma grande força em uma direção pode gerar uma força no sentido oposto. Os jovens entrevistados relataram alguns motivos para a mudança de foco. Prioridades na vida, saúde física e mental são alguns dos motivos para essa diminuição.

A psicóloga Luisa Araruna revela que para os teóricos da Enantiodromia “é possível que a Geração Z tenha começado a sentir as consequências do excesso de uso de mídias sociais, como vícios, alterações de humor, insônia, relacionamentos superficiais, dependência afetiva através do ‘like’, personalidades frágeis e muito mais.”

Araruna reforça que esse comportamento pode estar relacionado com a busca por uma vida com mais equilíbrio. “O retorno à natureza e a atividades físicas, como caminhadas, yoga, crossfit, a melhora da alimentação e o aumento por busca de psicoterapia pode-se apostar nessa lógica de que mais uma vez estamos passando por uma transição cultural num movimento de busca do equilíbrio e da regulação (em relação às redes sociais).”

Fonte: Correio Braziliense