Intercâmbio virtual: o que é, como fazer e quais são as vantagens?

Estudantes

A experiência de fazer um intercâmbio enriquece o currículo e agrega novas vivências, tanto na vida pessoal quanto profissional, além de ser uma ótima oportunidade para estudar e se aprofundar em um idioma.

Contudo, o intercâmbio tradicional é financeiramente inviável para a maioria dos estudantes. Os custos podem incluir passagens aéreas, taxas de matrícula, acomodação, alimentação, transporte, seguro de saúde e despesas pessoais. Esses gastos representam um desafio significativo para quem não possui recursos suficientes.

Uma alternativa mais acessível é o intercâmbio virtual. Esses programas permitem que os estudantes interajam com colegas de outros países por meio de recursos on-line, como videoconferências, salas de bate-papo, fóruns de discussão e plataformas de aprendizagem virtual. Embora não seja uma experiência imersiva completa, ainda oferece a oportunidade de aprender sobre diferentes culturas e ampliar horizontes.

Essa modalidade se tornou muito popular durante a pandemia da Covid-19, quando as fronteiras e os aeroportos estavam fechados. A grande vantagem do intercâmbio virtual é a economia financeira, pois o único gasto é com a mensalidade do curso, não sendo necessário se preocupar, por exemplo, com passagem, estadia e alimentação.

Como funciona?

Para participar do intercâmbio virtual, o estudante deve se inscrever em uma instituição de ensino internacional, seja por meio de uma agência de intercâmbio, seja por intermédio de parcerias com estas instituições de ensino.

Durante as aulas on-line, pode haver mais alunos de diferentes países e culturas, garantindo uma experiência rica em diversidade. Há outras atividades, como workshops de carreira, dança etc.

As aulas são ao vivo para proporcionar conversação entre estudantes de diferentes países e dinamismo. Por isso, é preciso estar atento aos dias e horários. Cada instituição de ensino conta com uma ferramenta de transmissão.

Além disso, para fazer intercâmbio virtual também é necessário ter, pelo menos, o conhecimento básico da língua que será falada na aula. Portanto, invista em cursos de idioma e se prepare para se comunicar.

Em resumo, embora o intercâmbio tradicional seja uma experiência valiosa, o intercâmbio virtual surge como uma alternativa mais acessível em termos financeiros, proporcionando oportunidades de aprendizado e interação multicultural.

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!