Importância da prática de esportes nas escolas

A prática de esportes propicia inúmeros benefícios ao desenvolvimento cognitivo, à coordenação motora e à socialização do discente. Não se pode esquecer, sobretudo, os impactos positivos à saúde.

Realizar uma atividade física regular pode aumentar a imunidade e a resistência muscular. O esporte nas escolas tem papel fundamental no combate ao sedentarismo – um problema que se agrava cada vez mais entre crianças e adolescentes devido ao uso excessivo de celulares e computadores.

Atividades físicas simples, como alongamentos, auxiliam na redução dos danos causados pelos erros posturais, além de serem meios para evitar este problema.

Apesar de o futebol ser a “paixão nacional”, o handebol é o mais praticado nas escolas brasileiras, segundo a Confederação Brasileira de Handebol. O resultado é a formação de diversos atletas que relataram ter começado a praticar o esporte enquanto estavam na escola.

A falta de investimento na prática de esportes nos colégios é um fato preocupante, pois revela que o país não tem a cultura de formar atletas nas escolas.

O desenvolvimento esportivo não significa apenas uma boa colocação no quadro de medalhas nos Jogos Olímpicos, mas sim utilizar o esporte como uma ferramenta para a formação de cidadãos. Para populações de baixa renda, o esporte é um dos principais caminhos de ascensão social – seja como atleta profissional ou universitário –, garantindo bolsas de estudo no Brasil e no exterior.

A prática esportiva é caminho para uma vida saudável e para o desenvolvimento de muitos valores importantes na vida de um ser humano.

O esporte possui um potencial enorme para socializar pessoas das mais diferentes classes, religiões e gêneros. Pela prática de qualquer esporte nas escolas, ou até mesmo na rua, as pessoas se relacionam, fortalecem amizades e criam vínculos.

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.