Ilha das Flores

Bom dia, jovens!

A indicação de hoje é o curta brasileiro Ilha das Flores, que nos dá uma visão mais completa sobre consumo e destinação de lixo. O filme é curtinho e bem dinâmico, com 13 minutos de duração e jogos de vocabulário.

O filme trás reflexões sobre consumismo, desigualdade social, fome, pobreza e muito mais!

Conta pra gente o que achou!

O documentário nos faz encarar sem filtros a realidade de uma pequena comunidade em Porto Alegre chamada de Ilha das Flores e como seres humanos pobres estão no local mais baixo da cadeia de valor. Essa realidade nos é apresentada através de uma trajetória onde podemos ver por onde alimentos passam, como eles se relacionam com a sociedade (e com pessoas) e onde vão parar.

É bom também lembrar que o Brasil tem um plano de eliminar todos os lixões até 2024 e, de acordo com o Governo Federal, desde 2019, 645 lixões foram fechados no Brasil, o que representa uma queda de 20% no período. Mas para onde as famílias que dependem do lixo vão? Teremos políticas públicas de reinserção no mercado de trabalho, capacitações e afins? O que você acha?

Podemos associar o fechamento dos lixões com a objetivo de desenvolvimento sustentável de água limpa e saneamento (6) porém isso realmente constrói cidades e comunidades sustentáveis (11) quando se ignora a deplorável situação dessas pessoas?

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!