Fundação Mudes comemora aniversário e lança fórum sobre proteção à natureza

A Fundação Mudes completou, segunda-feira (12/09), 56 anos de uma história dedicada à cidadania e à promoção de projetos sociais. E para celebrar esta data tão significativa, a instituição vai realizar, ao longo desta semana, uma série de eventos.

O “Fórum Jovem Permanente de Proteção à Natureza abriu as comemorações e ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), na noite de segunda-feira.

Em seu pronunciamento, o Presidente da Fundação Mudes, Professor Cleto de Assis, alertou sobre os riscos da progressiva degradação ambiental e enfatizou a urgência de atitudes positivas em prol da preservação da natureza como fator preponderante para a manutenção da presente e, sobretudo, das futuras gerações.

Nunca estivemos diante de um alarme tão gritante como o que se apresenta nos dias de hoje. Está em perigo a nossa própria permanência na face da Terra, cuja dinâmica natural de preservação foi, pouco a pouco, violentada pelo suposto reinado da raça humana sobre os recursos naturais. No transcurso dos séculos, não soubemos planejar um consórcio equilibrado para aquilo que, de certa forma, é simples: a Terra nos fornece elementos aparentemente ilimitados para garantir a sobrevivência da vida que a ocupa. Não somos nem jamais seremos reis da natureza, mas apenas condôminos transitórios, responsáveis pelo cumprimento de regulamentos rígidos aos quais devemos velamento e seguimento permanente para poder caminhar por aqui.” — enfatizou Cleto de Assis, ressaltando, ainda, que o Fórum é uma obra aberta e em constante transformação.

Tem um início, pode ter um meio, mas não tem um fim. Não vem pronta para ser executada. Deve começar a ser executada a partir deste exato momento, que nós consideramos, na Fundação Mudes, um momento histórico. Estão todos convidados a participar desta construção.” — finalizou.

Além de marcar o início da semana de comemorações do 56º aniversário da Fundação Mudes, o evento representou o ponto de partida para a implementação do Fórum Jovem Permanente de Proteção à Natureza.

Profissional de renome na área Ambiental, o Professor Antônio Carlos Gusmão (bacharel em Direito, graduado em Química e mestre em Controle de Poluição Urbana e Industrial) ministrou a palestra “Poluição Acidental: Derrame de Óleo no Mar” e destacou a importância de o Poder Público e a sociedade se unirem em ações que beneficiem a natureza, visando a uma vida mais saudável.

A nossa Constituição Federal menciona o meio ambiente várias vezes. O artigo 225 garante um meio ambiente melhor para a geração presente e para as futuras. O Poder Público tem que estabelecer as políticas públicas ambientais, mas é importante que a população se conscientize disso e tenha uma participação com uma vida sustentável, gerando menos resíduos, gastando menos energia e água. É fundamental a realização de eventos como este, no sentido de os alunos se tornarem agentes multiplicadores das determinações das regras constitucionais e das legislações federal, estadual e municipal.” — declara o Professor.

O Fórum contou, também, com a participação do Coletivo Ponto de Luz, que promoveu uma oficina de aproveitamento integral de alimentos.