Saiba tudo sobre o Novo Enem

Estudantes

Antes de se candidatar para entrar na faculdade muitos estudantes passam pela prova do Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem

O que é o Enem?

O Enem foi criado em 1998 com intuito de avaliar o desempenho dos estudantes do ensino básico, somente em 2009 que o exame foi utilizado para integrar estudantes que concluíram o ensino médio ao ensino superior.

É através da nota que os estudantes podem se candidatar a faculdades públicas e superiores utilizando plataformas como SISU, Prouni e FIES.

Desde 2020, foi adotado o Enem Digital, que permite o aluno optar entre realizar a prova na versão impressa ou digital, utilizando computadores em locais disponibilizados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Como funciona o Novo Enem?

Em uma entrevista coletiva concedida no dia 17 de março pelo Ministério da Educação (MEC),  foram anunciadas as novidades sobre o Novo Enem. Com previsão de ser aplicado somente em 2024, a prova visa se adequar ao novo ensino médio, que será implementado esse ano.

No novo currículo escolar parte das aulas serão direcionadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As provas deixarão de ser apenas de múltipla escolha (formato em que se escolhe uma opção de resposta) e redação, com o novo modelo, questões discursivas, ou seja, as que o estudante deve escrever a resposta, também estarão  presentes no exame, e seu desempenho escrito também será avaliado. Essas questões terão um peso maior na hora do resultado, segundo o MEC.

Dessa forma, a prova irá ser constituída por duas etapas. O modelo atual de dois dias será mantido, porém, na primeira etapa os estudantes responderão questões somente da BNCC e farão a redação.  Já na segunda, os estudantes responderão questões voltadas para a área de seu interesse, como linguagens, ciências humanas e sociais aplicadas; matemática, ciências da natureza e suas tecnologias; matemática, ciências humanas e sociais aplicadas; ou ciências da natureza, ciências humanas e sociais aplicadas. Essas opções estarão disponíveis para candidato selecionar na hora da inscrição para a realização do exame.

As faculdades irão decidir qual será a disciplina cobrada para cada curso. Assim o aluno poderá saber quais áreas ele deverá escolher para se candidatar e concorrer a uma vaga no curso que deseja.

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!