Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

Hoje, 10 de novembro, o Brasil comemora o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

A data foi instituída pela Portaria de consolidação MS nº 1/2017, art. 527 e tem o objetivo de levar informação, conscientizar e prevenir a população sobre problemas relacionados a surdez.

A surdez pode ter diferentes graus e tipos, como a congênita que é de nascença e pode afetar 1 a 3 bebes a cada 1000 nascimentos, pode ser genética ou em decorrência de algum problema na gestação. Também existe a surdes adquirida, podendo ser permanente ou transitória podendo ocorrer devido a diversos fatores.

Existem medidas de prevenção para cuidar da audição, como evitar sons altos, utilizar fones de ouvidos de maneira segura e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em situações de ruídos intensos que podem matar células da nossa audição.

Quando falamos de inclusão social de pessoas surdas, não podemos nos limitar apenas à linguagem de sinais, apesar de sua extrema importância, a inserção no ensino e no mercado de trabalho ainda está muito longe do ideal.

Lei nº 10.436/2.002 reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como um meio legal de comunicação e expressão dos surdos. Desde 2005, Libras é obrigatório no curso de Pedagogia, Licenciatura e Fonoaudiologia. A população de surdos no Brasil hoje é de 10 milhões de pessoas segundo dados atualizados do IBGE.

O cuidado com a audição deve ser realizado através do trabalho com um fonoaudiólogo, profissional capacitado para prevenir, tratar e diagnosticar qualquer problema relacionado a saúde auditiva.

Acompanha nosso conteúdo clicando aqui!