Dia nacional da pessoa cega

O Dia Nacional do Cego ou Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual é comemorado anualmente em 13 de dezembro

Essa data foi instituída em julho de 1961 pelo presidente Jânio Quadros, através do decreto Nº 51.045, e tem o objetivo de conscientizar a população contra o preconceito e discriminação com os portadores de deficiência visual.

A cegueira ou deficiência visual é caracterizada pela perda total ou apenas parcial da visão. Esse problema, que pode ser congênito ou adquirido, e representa para muitos, uma grande limitação. Entretanto, diversas técnicas de aprendizagem e de inserção no mercado de trabalho permitiram que a deficiência visual se tornasse apenas um pequeno detalhe diante da capacidade de seus portadores.

É fundamental que todos percebam que os deficientes visuais podem realizar quase todas as atividades que uma pessoa sem esse problema realiza. Estudar e trabalhar, não são empecilhos e inclusive elas devem ser encorajadas a realizar essas atividades.

Uma das principais conquistas nos últimos anos foi a implantação de legislações que garantissem métodos de ensino específicos para crianças e adultos com deficiência visual, através do sistema Braille.

Saiba mais sobre o sistema Braille!