A data tem o objetivo de refletir sobre a importância de mecanismos que favoreçam o desenvolvimento das pessoas cegas ou com baixa visão
De acordo com o Relatório Mundial sobre Visão 2019, da Organização Mundial da Saúde (OMS), 2,2 bilhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual, sendo 1 bilhão com uma condição que poderia ser prevenida ou tratada.
O braile
Esse sistema é um código de escrita em relevo voltado às pessoas com deficiência visual. Além das letras e números, ele oferece símbolos, pontuações e outros sinais que facilitam o entendimento de uma mensagem por aqueles que não conseguem enxergar.
Por meio do toque, as pessoas que têm conhecimento dos caracteres do Braille podem realizar suas leituras de todos os tipos de informações. O Braille possui uma estrutura em relevo, formada por seis pontos verticais divididos em duas colunas de três pontos em cada. O sistema possibilita combinações que formam letras, números e símbolos.
No Brasil existem algumas políticas nacionais de inclusão e educação de pessoas com deficiência visual: a partir de 2015, por exemplo, as provas do Enem passaram a ser aplicadas também em Braille.