Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Canal Mudes

Abril é marcado pela campanha “Abril Azul”, que visa promover e conscientizar a população sobre o espectro autista.

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado em 2 de abril. A data tem o objetivo de propor à sociedade uma reflexão acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA) — um distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por manifestações comportamentais, déficits na comunicação e interação social, padrões de ações repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, há cerca de 2 milhões de autistas, correspondendo a 1% da população (em torno de 200 milhões de habitantes).

O autismo tem diferentes graus, e o diagnóstico acontece ainda na infância. A criança pode sofrer de epilepsia, depressão, ansiedade, hiperatividade e transtorno de déficit de atenção.

A data foi definida em 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como forma de chamar atenção para a inclusão dos autistas, bem como alertar sobre a importância da busca por informações corretas relativas ao tema.

Ao promover o conhecimento e a conscientização, é possível combater o preconceito e a falta de informação que cercam as pessoas autistas.