Dia Mundial da Saúde Mental

Instituições de Ensino

10 de outubro (neste domingo), é a data que celebramos o Dia Mundial da Saúde Mental, e é fundamental cuidarmos da saúde da mente para que possamos ter uma qualidade de vida adequada e conseguirmos realizar tudo o que temos vontade.

No momento atual de pandemia, os cuidados com a mente requerem ainda mais atenção. Com o isolamento social, as pessoas foram afetadas e tiveram suas rotinas mudadas repentinamente. O cenário de medo e incerteza causaram danos à saúde mental. As horas excessivas em casa, em frente às telas e longe dos amigos, foram gerando angústia, tristeza e ansiedade.

Segundo a ConVid – Pesquisa de Comportamentos realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), jovens entre 18 e 29 anos compõem a faixa etária que mais apresentou problemas relacionados à saúde mental durante a pandemia.

Pensando disso, conversamos com o nosso colaborador Alfredo Villanueva, que é recrutador e psicólogo da Fundação Mudes, e deixou um recado para os nossos jovens estudantes estagiários, aprendizes, trainees e PCDs, mas que também vale para todos:

“Cuidar da mente tem ligação direta com a qualidade de vida. Investir em meios que forneçam o pleno funcionamento das funções mentais é crucial para um convívio social mais saudável, e desta forma, consequentemente, para um convívio com os colegas de trabalho mais harmonioso, afinal estamos em constante contato com os outros diariamente. Uma vez que sua saúde mental não está em plenitude, situações de estresse e ansiedade podem trazer sentimentos negativos em maior intensidade do que deveriam.”

Alfredo também deixou algumas dicas para cuidar da saúde mental:

• Mantenha uma alimentação saudável;

• Durma 8 horas por noite;

• Aproveite passeios ao ar livre com sua família e amigos;

• Aprecie as pequenas coisas;

• Pratique exercícios físicos;

• Não tenha vergonha de buscar a ajuda de profissionais; e

• Reconheça seus limites e se respeite.

Gostou das dicas da MUDES? Acesso mais conteúdo clicando aqui.

Potencialize a experiência de aprendizado em sua instituição oferecendo uma educação de qualidade para seus alunos.