Comunidade dos Países de Língua Portuguesa enfatiza paz e “boa convivência” no dia em homenagem ao idioma

O Dia Mundial da Língua Portuguesa é celebrado em 5 de maio

O embaixador interino da Angola na ONU, João Gimolieca, afirma que o crescimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) faz com que o idioma seja um “instrumento de interação entre diversos povos”.

Nós temos a certeza de que a língua nos une, entrelaça as nossas culturas.  Compreendemo-nos muito bem e sentimo-nos sempre bem, seja onde nós estivermos.  Portanto, o Dia da Língua Portuguesa é um momento de cultura, um momento de interação e queremos pegar na língua portuguesa como um instrumento de comunicação, mas também um instrumento de interação entre os povos.

Segundo o diplomata, a data reforça a mensagem de paz e “boa convivência” entre os cerca de 300 milhões de falantes de português, fazendo da língua um importante veículo para diversas dimensões: econômica, cultural e de cooperação entre as nações.

Diásporas

Além das nove nações com o português como idioma oficial (Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné Equatorial), a língua ainda é presente em diversas diásporas pelo mundo. Para João Gimolieca, é interessante notar que mesmo em pequenas comunidades, o português tende a ser a mantido e ensinado.

Penso que alguns Estados, talvez como o Brasil e mesmo Portugal, estão bastante avançados. Cabo Verde também está muito avançado nessa direção, porque são países que têm uma diáspora enorme. Tem muita gente na diáspora e aí tem sido o meio para divulgar a cultura e a própria língua portuguesa. Eu penso que isso é importante. E aqueles países que têm pouco mais, ainda assim, mesmo que tenha pouca comunidade, o que eles falam nas suas comunidades é o português. Portanto, nós mantemos viva a nossa língua.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a língua portuguesa é um dos idiomas mais difundidos no mundo e o mais falado no Hemisfério Sul.

A agência da ONU considera o português uma das principais línguas de comunicação internacional (e com uma forte extensão geográfica) destinada a aumentar.

Fonte: ONU