Como incentivar o hábito da leitura nas escolas

Instituições de Ensino

5 dicas para professores: como incentivar a leitura nas escolas

A leitura é uma das melhores ferramentas de aprendizado, exercita o cérebro, contribui para o desenvolvimento da comunicação e estimula a criatividade, no entanto, criar o hábito de ler em crianças e adolescente pode ser desafiador.

Confira abaixo 5 dicas para os educadores na hora de implementar esse hábito nos estudantes:

Comece com livros de fácil leitura

Muitas escolas oferecem uma gama de livros clássicos da cultura brasileira para jovens, esse método pode trazer o efeito contrário nos estudantes, uma vez que o conteúdo tem linguagem robusta, com palavras que já caíram em desuso e, que com certeza, demandam um dicionário para compreendê-la. Ao invés disso, comece por literatura atual, com linguagem simples e temas atraentes para essa faixa etária.

Faça da biblioteca um lugar atraente

Estimule os jovens a usarem a biblioteca proporcionando um ambiente acolhedor. Mantenha os livros sempre limpos e organizados de forma que os títulos mais interessantes fiquem à altura do olhar do estudante.

Crie um clube de leitura

Jovens são sociáveis e querem estar junto aos colegas, então por que não trazer esse ambiente para a biblioteca? A criação de um grupo de leitura pode incentivar o hábito de forma leve e descontraída, contribuindo para mudar a ideia de ser uma atividade monótona.

Traga tecnologia

Dispositivos e aplicativos de leitura estão cada vez mais em alta entre os jovens. A ideia de separar a atividade da tecnologia é ultrapassada, por isso invista não só em livros físicos mas também nos digitais.

Promova atividades relacionadas a leitura

Em sala de aula, proponha atividades que promovam a leitura, como a elaboração de resumos e escrita de redações utilizando títulos que estejam disponíveis na biblioteca da escola. Dessa forma, o aluno não dependerá de outros meios para obter as respostas, além de trabalhar habilidades como concisão e interpretação de textos.

Clique aqui e tenha acesso a mais conteúdo para a sua instituição de ensino!

Potencialize a experiência de aprendizado em sua instituição oferecendo uma educação de qualidade para seus alunos.