Como a alimentação pode afetar a saúde mental?

Estudantes

A saúde mental envolve vários fatores, como atividade física, alimentação e sono. É importante conhecer os alimentos que contribuem para nossa saúde mental, pois ter uma dieta equilibrada pode diminuir a ansiedade e ser uma aliada no combate à depressão. Já o exagero alimentar e o consumo de industrializados e embutidos podem agravar a ansiedade. É necessário desenvolver a consciência alimentar e buscar a sensação de prazer ao comer alimentos saudáveis.

Quando nos sentimos tristes ou sem energia, imaginamos ser algum distúrbio emocional, porém a deficiência de vitaminas pode ser a causa do problema. Visando aumentar a saúde mental, por meio de uma alimentação balanceada e saudável, conversamos com a nutricionista Jeniffer Beckerig (CRN 06101774) para conhecermos a relação entre alguns alimentos específicos e a ansiedade.

• Frutas cítricas (como laranja, limão, caju, acerola, tangerina, kiwi, morango e abacaxi) auxiliam na redução da ansiedade e do estresse. Essas frutas são fontes de vitamina C, um antioxidante que atua na melhora das funções cognitivas e do humor. Diversas pesquisas associam o consumo da vitamina C à diminuição da secreção de cortisol (conhecido como “hormônio do estresse”). Ele é o responsável pela ativação do corpo em situações de perigo, promovendo aumento da pressão arterial e da glicose;
  • Ovos, nozes, castanha, soja, abacate, feijões, leite e derivados são fontes do aminoácido triptofano. O consumo de alimentos ricos deste aminoácido auxilia no combate aos sintomas da ansiedade. O triptofano aumenta a secreção de serotonina (conhecida como “hormônio da felicidade”), promovendo relaxamento e bem-estar;
  • Carnes e peixes são alimentos que fornecem, além de triptofano, vitamina B3 e magnésio. Estes nutrientes, quando em conjunto, promovem um aumento da produção de serotonina, que controla os níveis de ansiedade, estimula o sono e melhora o humor;
  • Banana é uma fruta na qual encontramos consideráveis quantidades de potássio, magnésio e biotina. Estes nutrientes favorecem o repouso e o sono, e garantem o alcance do esperado descanso diário;
  • Chocolate amargo: não, você não precisa cortar o chocolate! Os flavonoides encontrados no chocolate amargo podem trazer diversos benefícios ao cérebro, inclusive no combate aos danos causados pelo estresse, e uma possível ação anti-inflamatória. Além disso, o cacau também apresenta o triptofano.

Jeniffer destacou, ainda, que o consumo excessivo de açúcar refinado, café, fast food, sal e álcool agrava o quadro de ansiedade, visto que está relacionado com diversas doenças. Para termos saúde mental, além de incluirmos alimentos saudáveis em nossa dieta, também devemos nos atentar para a dosagem do consumo de certos alimentos.

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!