Casa da Juventude

A fundação MUDES implantou, em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, um laboratório de informática na Casa da Juventude, localizada no bairro da Pavuna. O Centro de capacitação já inaugurou com turmas confirmadas para o curso de informática.

O Prepara Jovem é um projeto social da Fundação Mudes em parceria com a JUVRio e faz parte do Emprega JUV, o programa de empregabilidade da JUVRio que tem por objetivo auxiliar a juventude carioca na busca de uma oportunidade de trabalho, promovendo seu desenvolvimento por meio da orientação e qualificação profissional e ofertas de oportunidades para inserção no mercado de trabalho. Desde que foi lançado, em 2021, o Emprega JUV já alcançou mais de 4 mil jovens da cidade do Rio de Janeiro nas áreas de audiovisual, saúde, fotografia e coquetelaria, por exemplo.

A informática tem cada vez mais relevância no mundo corporativo e o conhecimento tecnológico se tornou fundamental para que profissionais possam desempenhar tarefas com excelência e eficiência. Atualmente as empresas buscam por profissionais capacitados e que lidam bem com a tecnologia, sendo assim, dominar técnicas dessa área pode se tornar um importante diferencial para os jovens que estão dando início a carreira.

As aulas são direcionadas aos jovens em situação de vulnerabilidade social para promover sua inserção no mundo de trabalho.

Atividades socioeducativas e socioassistenciais realizadas

A Casa da Juventude, inaugurada dia 12 de agosto, cedia cursos de informática e promove oficinas de introdução ao mercado de trabalho, através da capacitação profissional e emocional, com aulas de empreendedorismo, oratória, educação financeira, liderança, marketing pessoal, entre outros.

O projeto voltado para capacitação de jovens e adultos, conta com a disponibilização integral de 23 computadores providos pela Fundação Mudes em parceria com a Prefeitura do Rio.

O programa Prepara Jovem, divido em três fases, busca capacitar a juventude para o
mundo do trabalho através de aulas gratuitas:

Planejamento pessoal e profissional  |  Informática Básica (Pacote Office)  |  Marketing Digital.

Inauguração da Casa da Juventude

Formatura da 1ª turma: Prepara Jovem

Requisitos para participação

• Ter entre 14 e 29 anos;
  • Mínimo de 75% de presença nos encontros.
  • Para se inscrever basta preencher o formulário que é disponibilizado sempre que há uma nova fase divulgada.
  • Os selecionados serão comunicados por e-mail.
  • Ao final de cada módulo será proporcionado um certificado de capacitação àqueles que alcançarem o mínimo de presença exigido.

Certificações

• Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS
• Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA;
• Certificado de Utilidade Pública Estadual;
• Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS

Ajude a construir histórias

Faça uma doação para a Fundação MUDES e ajude a proporcionar educação, oportunidades e esperança para um futuro melhor de milhares de jovens em situação de pobreza. Juntos, podemos transformar vidas e construir uma sociedade mais justa e inclusiva. Doe agora e seja o apoio que eles precisam!