Brasil alinha conceito de Museu da Água em conferência global na ONU

O conceito de um Museu da Água existe há quatro anos e nasceu na Associação de Engenheiros da Sabesp, companhia que distribui água a mais de 22 milhões de habitantes de São Paulo.

Para eles, o novo local de preservação e cultura deve ficar pronto até 2024.

Museu contemporâneo

Segundo a presidente da Associação de Engenheiros da Sabesp, Viviane Borges, a ideia chegou até em países de língua portuguesa.

Olha como é importante a água. E como faltava um espaço para as pessoas terem acesso a esse conhecimento. Em 2019, começamos com o conceito de criar um museu para conscientizar a população. Um museu contemporâneo que vai sim mostrar o passado e toda a evolução tecnológica. Mas, para fazer as pessoas refletirem de uma forma interativa.”

A presidente conta que a Conferência da Água, em Nova Iorque, foi o momento de dar asas e fazer com que o conceito chegasse a outros países, principalmente, aqueles que falam a língua portuguesa.

Rede nacional de museus

É um museu onde as pessoas interajam e consigam refletir sobre os efeitos causados pela poluição e as ações que poderiam dar uma melhor condição de vida para nós mesmos, e para as outras pessoas. Esse museu passou para fase de construção de um conceito e já nasceu em rede. A gente está falando de uma rede nacional de museus. Queremos aumentá-la aqui nesta conferência com outros parceiros, países, nações de língua portuguesa, principalmente, para ter esse intercâmbio entre os diversos museus, os diversos conhecimentos e fazer com que nossa população entenda essa importância para exigir políticas públicas de melhor acesso.” Afirma Viviane.

Água potável e saneamento são as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 6, que visa garantir a disponibilidade de água, sua gestão sustentável e melhores condições de saneamento para todos.

Chama atenção

O benefício é direto a partir do momento em que a gente tem espaço discutindo o tema da água e sua importância. Enaltecendo o tema, a gente chama a atenção das autoridades de uma forma necessária para que haja investimentos. Então, queremos com isso agregar diversas empresas e que estas invistam nesse mundo mais sustentável, com ações que beneficiem a sociedade, o nosso recurso natural e que a gente consiga fazer com que as pessoas racionalizem e usem de modo racional para distribuir para mais pessoas.”

No museu, os visitantes poderão ter experiências interativas e conhecer o histórico e os benefícios da água. Outro propósito é registrar acontecimentos sobre a evolução tecnologia do saneamento e refletir sobre como preservar um recurso natural.

Fonte: ONU News