Boreout e Burnout: você sabe a diferença?

As síndromes são caracterizadas pelo esgotamento mental do colaborador

A rotina de trabalho, às vezes, pode ser exaustiva mentalmente, seja com o aumento das demandas exigidas, seja com a falta destas atividades. O surgimento de sintomas relativos à ansiedade e ao estresse pode ser um indicativo de que alguma coisa pode estar errada.

Burnout e Boreout são síndromes muito comuns. Com nomes parecidos, podem ser facilmente confundidas, mas é preciso ter atenção aos seus sintomas e às diferenças que cada doença apresenta.

Síndrome de Burnout

É caracterizada pela sobrecarga de trabalho, como o excesso de demandas e responsabilidades. Muitas vezes, pode levar o colaborador a uma rotina negativa de estresse e esgotamento mental.

Os principais sintomas são:

• Estresse;
  • Ansiedade;
  • Dores de cabeça frequentes;
  • Dores musculares;
  • Exaustão física e mental;
  • Depressão.

Síndrome de Boreout

A síndrome de Boreout é caracterizada pela baixa demanda de atividades laborais ou a repetição delas, podendo levar o colaborador ao tédio e cansaço mental pela falta de trabalho.

Os principais sintomas são:

• Baixa autoestima;
  • Estresse;
  • Desmotivação;
  • Insatisfação;
  • Depressão;
  • Falta de interesse.

Burnout e Boreout são doenças opostas com aspectos diferentes. Enquanto a primeira ocorre pelo esgotamento mental (que o excesso de atividades desenvolvidas causa), a outra é o inverso, isto é, ocorre pela falta de trabalho

Portanto, as empresas devem ficar atentas às causas e aos sintomas das doenças, a fim de propor ideias que estimulem e não sobrecarreguem o colaborador, estabelecendo metas possíveis. Além disso, é essencial oferecer assistência de saúde aos funcionários que estiverem passando por uma dessas síndromes.

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.

Impulsionamos o crescimento e o posicionamento no mercado para os jovens por meio da educação.

Construa uma equipe inclusiva e diversificada! Calcule suas cotas de jovens aprendizes e pessoas com deficiência de forma fácil e eficiente.

WhatsApp: (21) 3094-1181

E-mail: relacionamento@fundacaomudes.net.br