[ivory-search id="24338" title="AJAX Search Form"]

Acordo global sobre pandemias pode se tornar realidade em 2024, indica OMS

Notícias

Com o objetivo de ter um texto para aprovação pela Assembleia Mundial da Saúde, no próximo ano, países-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) concordaram em avançar com a negociação de um acordo global sobre a prevenção, preparação e resposta a pandemias. 

  

“Não repetir erros da resposta à pandemia”  

A copresidente do Órgão Intergovernamental de Negociação (INB), Precious Matsoso, da África do Sul, relatou que, na ocasião, os países tiveram a oportunidade de discutir “ideias, preocupações e sugestões”. 

  

As propostas adicionais foram coletadas até 22 de abril. Em junho, serão retomadas as negociações com base nas contribuições do INB. 

  

Para o copresidente do órgão de negociação, Roland Driece, da Holanda, o tratado será um passo importante para “não repetir os erros da resposta à pandemia da Covid-19”. 

  

Consistência e alinhamento 

Em meio ao chamado “acordo pandêmico”, os governos estão revisando o Regulamento Sanitário Internacional (RSI). São mais de 300 emendas ao documento em discussão. O objetivo é fortalecer o regulamento para tornar o mundo mais seguro contra doenças transmissíveis, garantindo maior igualdade na resposta global às emergências de saúde pública. 

  

Com isso, os governos têm atuado para garantir o alinhamento entre os processos do INB com as propostas do RSI, que serão apresentados à Assembleia Mundial da Saúde em 2024. Juntos, os acordos globais forneceriam um conjunto abrangente e complementar à saúde. 

  

Fonte: ONU

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@fundacaomudes.net.br

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.