“A ONU está com vocês”, diz secretário-geral aos povos indígenas

O secretário-geral da ONU, António Guterres, lamentou a exclusão e os danos sofridos pelos povos indígenas. Ele disse que é preciso valorizar a experiência dessa população na preservação do meio ambiente e na garantia da segurança alimentar. O chefe das Nações Unidas destacou a diversidade dos povos indígenas, que representam mais de 5 mil culturas e 4 mil línguas diferentes.

Perdas múltiplas

De acordo com Guterres, grande parte dessas culturas está perdendo “suas terras, seus direitos e seus recursos”. Ele lembrou que, apesar de os povos indígenas serem apenas 5% da população mundial, representam 15% dentre os mais pobres.

Guterres afirma que a discriminação atravessa gerações e constitui uma injustiça que se manifesta em “desigualdades chocantes”.

Ele destacou a marginalização, negação dos direitos humanos, exploração ilegal de recursos naturais e desapropriação de terras ancestrais. Perante diversas lideranças indígenas de vários países, Guterres afirmou: “as Nações Unidas estão com vocês”.

De acordo com o secretário-geral, os povos indígenas detêm muitas das soluções para a crise climática e são os “guardiões da biodiversidade”.

Guterres também atribuiu aos povos indígenas formas de agricultura que preservam ecossistemas na Amazônia e previnem desastres nos Himalaias.

Por outro lado, o líder da ONU alertou que, embora não tenham feito nada para gerar a crise do clima, estes povos estão na linha de frente das emergências que decorrem dela.

Segundo ele, os maiores e piores impactos ocorrem nessas comunidades. Como consequência, os meios de vida são destruídos, e a sobrevivência é ameaçada.

Fonte: ONU