A importância da educação ambiental nas escolas

Instituições de Ensino

A busca por cidadãos conscientes de seus deveres na sociedade começa nas escolas. O ensino sobre o meio ambiente visa educar crianças e adolescentes para práticas que preservem a natureza.

O objetivo é compreender o que é o meio ambiente e qual é a sua importância para a sociedade, bem como a criação de hábitos que sejam sustentáveis, a fim de evitar a degradação.

A Lei n.º 9.795/99 dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental. O intuito da legislação é promover a conscientização social e a preservação do meio ambiente por intermédio da educação e do estabelecimento de políticas públicas.

Os artigos 1º e 2º do referido diploma legal definem o significado de educação ambiental.

Art. 1º Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Art. 2º A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.

A partir dos conhecimentos ministrados na disciplina Educação Ambiental, o aluno compreende os impactos causados ao meio ambiente, os métodos e as ações de preservação, assim como os valores que norteiam a sustentabilidade.

Quem pretende entender mais sobre a temática e atuar na área pode cursar graduações voltadas para o meio ambiente, como: Gestão Ambiental, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Biologia Marinha, Medicina Veterinária, dentre outras.

A Fundação Mudes, preocupada e engajada com a questão ambiental, mantém em sua estrutura institucional o Fórum Jovem Permanente de Proteção à Natureza.

A premissa é criar um espaço permanente de diálogo para os jovens, a fim de conscientizá-los sobre a temática ambiental e estimulá-los a trabalhar em conjunto com ações que preservem a natureza. O Fórum contempla programações semanais, formando um ciclo mensal de atividades.

Para conhecer detalhes, clique aqui.

Potencialize a experiência de aprendizado em sua instituição oferecendo uma educação de qualidade para seus alunos.