Como se tornar mais criativo profissionalmente

Estudantes

Para muitas pessoas a criatividade é algo nasce com alguém, como se fosse um dom. Mas na verdade a criatividade é uma habilidade do ser humano. Ela pode ser desenvolvida e então essa pessoa se torna mais criativa e produtiva.

Ser criativo na carreira te dá a chance de trazer inovações, propor novas sugestões na sua área de trabalho e explorar novas ideias.

Confira abaixo um pouco mais sobre criatividade e como você pode desenvolver essa competência!

O que é criatividade?

A criatividade é uma competência do ser humano que pode ser aprimorada e desenvolvida para que ele seja mais produtivo e inovador.

Ter criatividade significa não se apegar ao novo, pensar em coisas que ainda não pensaram antes ou que não foram executadas. Ser criativo é arriscar, não ter medo e buscar melhorar, aprimorando suas técnicas e desenvolvendo novas.

5 técnicas para ser criativo

• Esteja sempre atualizado

Esteja sempre atualizado sobre as novidades da sua área de trabalho, as notícias do dia e do mercado. Mas invista também em novos conhecimentos, como artes, música e um outro tema que possa de te agregar pessoal e profissionalmente. Criatividade exige conhecimento.

Ter inspiração para criar algo novo é um processo de conhecimento, que pode ser adquirido com referências e vivências.

• Aprenda com os erros

Ninguém gosta de errar, porém os profissionais mais criativos são os que não possuem medo de errar e não encaram isso como algo pessoal.

Aprenda a errar e depois corrigir os erros. Mas saiba também lidar com as críticas e não levar para o lado pessoal, pois são elas que vão te fazer evoluir profissionalmente e ter coragem para buscar novas ideias e soluções.

• Não fique na zona de conforto

Fugir da zona de conforto, te auxilia a pensar em novas ideias de uma forma livre, sem se sentir “preso”, como nos sentimentos muitas vezes.

É preciso não ter medo, para tentar algo novo, que você ainda não conheça. Portanto, permita-se!

• Seja curioso

Uma das melhores maneiras de exercitar sua criatividade é pela curiosidade. Ser curioso é ter a mente livre e aberta, estar disposto a aprender constantemente, em qualquer momento da vida, seja profissional ou pessoal. Esse é um dos passos mais importantes para se abrir a cabeça para que novas ideias possam surgir.

Uma pessoa curiosa, consegue perceber o mundo de um outro ângulo. A criatividade é essa habilidade de criar, inventar e transformar.

• Leia e escreva tudo

A criatividade está ligada diretamente ao conhecimento, portanto busque sempre ler bastante e anotar o que achar importante.

Ler e escrever são exercícios de criatividade constante. Pois são hábitos como esses que ampliam o nosso vocabulário e permitem novas descobertas.

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!