Saiba como o trainee pode potencializar sua equipe
Quer mais garantias de que um candidato qualificado ficará mais tempo na empresa?
Talvez esteja na hora de investir em trainees. A grande vantagem dos programas de trainee é formar uma equipe com profissionais capacitados para o futuro do negócio.
Com a preparação certa, muitos deles podem se tornar bons gerentes, diretores e até sócios. Mas, apesar da popularidade, os programas de trainee no formato que conhecemos hoje ganharam espaço no mercado brasileiro somente no início da década de 90.
A origem do trainee
De origem inglesa, a palavra “trainee” significa “aquele que está em treinamento”. No Brasil, a empresa precursora na contratação de trainees foi a Unilever, que adaptou o seu programa de estágios para o recrutamento de jovens recém-formados com perfil e potencial para assumirem cargos de liderança na corporação.
Depois disso, os programas de trainee só cresceram no país, com o objetivo inicial de selecionar profissionais capazes de assumir projetos estratégicos e trazer resultados de forma mais rápida, em curto prazo.
Anualmente, grandes empresas brasileiras abrem seus processos seletivos de abrangência nacional para contratar trainees e fornecer diversos treinamentos que preparam esses jovens, por um período de um a três anos, para assumirem posições de liderança.
O papel do gestor para o sucesso do programa de trainee
Dificilmente as empresas que implantaram bons programas de trainee precisarão contratar gerentes e diretores no mercado. Mas, apenas um bom programa não garante isso.
É preciso que o jovem se desenvolva na organização para conseguir o tão sonhado cargo de liderança. Para isso, o gestor precisa ter em mente a importância do seu papel nesse processo.
Também é importante que o gestor participe de todo o processo de seleção e recrutamento dos trainees. Além disso, o ideal é que cada trainee tenha um mentor na empresa para guiar e acompanhar seus passos em cada fase.
Por último, o programa de trainee precisa ser muito bem estruturado pelo setor de RH da corporação para que haja uma maior retenção, especialmente no primeiro ano de trabalho.
Mas, caso a sua empresa precise da ajuda de uma empresa que integre todo o processo, pode contar com a gente!
Contamos com um extenso banco de dados de estudantes que estão perto de se formar ou que já concluíram o curso, facilitando bastante o processo, executado por uma equipe que assessora o acompanhamento e avaliação dos candidatos a trainee.
Além disso, o nosso processo seletivo é personalizado de acordo com as demandas da empresa.
Passo a passo de como isso é feito
Empresa
1) Realiza o convênio com a Fundação MUDES;
2) Especifica o perfil da vaga e como será o processo seletivo;
MUDES
3) Realiza o processo de triagem, recrutamento, seleção e encaminhamento dos candidatos. Ao optar pela contratação dos serviços de trainee do MUDES, a empresa conta com uma grande quantidade de candidatos para os processos seletivos; com a divulgação das vagas disponíveis diretamente nas instituições e com o apoio dos profissionais da fundação na composição do perfil e condução da seleção.
Além disso, os processos seletivos do MUDES são realizados com a presença das empresas, facilitando a escolha do candidato aprovado.
Empresa
4) Entrevista, individualmente, os candidatos;
5) Aprova o candidato para contratação;
6) Contrata diretamente o candidato aprovado, por CLT;
Solicite aqui convênio com a Fundação Mudes para recrutamento de trainees.
Confira algumas vantagens em contratar trainees
– A contratação de trainees pode trazer um movimento à empresa, pois, normalmente, esses jovens estão com a cabeça cheia de novas ideias e com vontade de colocar em prática o que aprenderam;
– Como esses profissionais não possuem experiência, a corporação pode “moldá-los” de acordo com a sua cultura e valores, sem os vícios do mercado.
– O processo de trainee permite que o jovem percorra diversos setores e departamentos na empresa para que adquira uma visão mais geral, pois a intenção é que ele ganhe um futuro cargo de gestão ou supervisão. Esse procedimento contribui para o surgimento de ideias de novos negócios e processos que poderão ser aproveitadas pela empresa.