[ivory-search id="24338" title="AJAX Search Form"]

Mais de 80% das pessoas com casos severos de saúde mental estão sem tratamento

Notícias

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) recebeu 10 recomendações que visam melhorar os índices de saúde mental nas Américas. Dentre elas estão incluir o tema de saúde mental nas políticas e reforçar o serviço de prevenção ao suicídio.  

 

O relatório “Uma Nova Agenda para Saúde Mental na Região das Américas”, foi apresentado por especialistas na sede do Opas em Washington.  

 

Em 2020, mais de 80% das pessoas que tinham um problema mais grave de saúde mental não receberam tratamento, revelou o Opas. 

 

Direitos humanos e saúde mental  

 

Assegurar os direitos humanos de pessoas que tenham problemas de saúde mental e proteger a saúde ao longo da vida, assim como, melhorar, pesquisar e expandir serviços de saúde, são algumas das propostas da agência da ONU.  

 

O diretor e médico brasileiro Jarbas Barbosa afirmou a importância do apoio aos jovens, a comunidades e o combate ao preconceito.  

“Eu creio que para os jovens, particularmente, diante da incerteza econômica, social, da angústia que foi produzida pela pandemia, é muito importante que na própria comunidade, as famílias recebam apoio. Que nos trabalhemos contra a discriminação, contra o preconceito. Vamos olhar também o problema do uso e abuso de drogas porque tudo isso tem criado um ambiente desfavorável para o tema da saúde mental.”  

De acordo com o Opas, os investimentos das Américas são em média de apenas 3% para saúde mental dos países.  

Acesse as 10 recomendações aqui: A New Agenda for Mental Health in the Region of the Americas 

 

Fonte: ONU News  

 

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@fundacaomudes.net.br

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.