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Como as ferramentas do ChatGPT podem auxiliar as empresas?

Empresas

O ChatGPT é um sistema de Inteligência Artificial, lançado em novembro de 2022, desenvolvido pela OpenAI, um laboratório de pesquisas estadunidense. A Sigla GPT significa “Generative Pre-Trained Transformer(Transformador Pré-treinado Generativo — tradução nossa). Essa inteligência funciona em diversos idiomas e realiza produções, como letras de músicas, textos, redações, poesias, dentre outros. A premissa da ferramenta seria um funcionamento otimizado quando comparado a outros assistentes virtuais, como o Google, que hoje ainda é a primeira opção de grande parte das pessoas. 

 

O acesso a esse sistema é livre de complicações, pois basta entrar na página inicial do site do ChatGPT, clicar em “Sign up” para se cadastrar, caso não tenha um login, e clicar em “Try ChatGPT” para usar o recurso. A partir daí, é necessário dar comandos ao chat para receber aquilo que deseja.   

  

O sistema pode ser acessado de maneira gratuita ou paga. Há diferenças significativas entre as versões, como o limite de tempo de uso. O tempo de resposta também é outro ponto que difere a versão básica (gratuita) do plano Plus (pago). Na primeira, o servidor é mais ocupado e, consequentemente, mais lento, devido à alta demanda. Na versão paga, o usuário tem acesso a um servidor dedicado, que garante respostas mais ágeis e assertivas, tornando a experiência mais completa. Vale lembrar que o ChatGPT Plus também disponibiliza periodicamente ao seu usuário canais de suporte e atualizações que visam à melhoria no funcionamento desta inteligência artificial.  

 

Atualmente, o instrumento vem ganhando cada vez mais visibilidade e gerado altas expectativas. Funciona de maneira simples e próxima da linguagem humana, elaborado principalmente para trabalhar com textos. Seu banco de dados é formado por informações já existentes na internet. E quanto mais o algoritmo produz, mais conhecimento ele adquire. 

 

Seu grande diferencial é a naturalidade do mecanismo em contextualizar, com criatividade, agilidade, variedade linguística; além de automatizar afazeres recorrentes, apresentar melhores resultados a cada uso, adaptando-se às necessidades do usuário no decorrer do tempo. 

 

No mundo empresarial, setores distintos de diversas organizações utilizam a AI para fortalecer suas operações. Um exemplo é a área de Recursos Humanos. Atividades de Recrutamento & Seleção — como abertura de vagas, triagem de currículos, treinamento e capacitação —, são cada vez mais aprimoradas pela IA. O suporte ao profissional dessa área ocorre na construção de listas de perguntas para identificar de forma ágil quem está apto a determinada vaga, gerenciamento e análise de dados, preparação de feedbacks, dentre outras tarefas. 

 

Contudo, também existem desvantagens e limitações em torno do ChatGPT, por exemplo, a preocupação quanto ao aprendizado, facilidade em cometer plágio, possibilidade de o sistema disseminar informações ilegítimas ou desatualizadas, instabilidade devido à sobrecarga, ação de má-fé do usuário, vazamento ou uso indevido de informações. Em função disso, a IA desperta a preocupação em especialistas para possíveis danos às áreas da Educação e Segurança Digital; bem como na disseminação de Fake News, pois o sistema não acessa informações em tempo real e, por conta disso, desconhece fatos recentes. 

 

Embora seja uma ferramenta de extrema utilidade e evolução tecnológica, gerando soluções rápidas e capazes de melhorar ao máximo a nossa qualidade de vida e otimização do tempo, exige um uso responsável e consciente. 

 

Portanto, julga-se necessário que o profissional desenvolva habilidades, como pensamento crítico, boa comunicação e escrita. Assim, é de suma importância entendermos o limite entre usar a ferramenta como assistência para nossas atividades e construir uma relação de dependência em Inteligência Artificial para solucionar nossas demandas. 

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