Confira os melhores momentos da semana de aniversário da Fundação Mudes

A Fundação Mudes completou, dia 12 de setembro, 56 anos de uma história dedicada à cidadania e à promoção de projetos sociais. Para festejar esta data tão significativa, a instituição realizou uma semana inteira de eventos para jovens, empresas parceiras e colaboradores.

Este ano, os eventos abertos ao público também foram transmitidos on-line pelo Mudes Play (canal da Fundação no YouTube). O objetivo foi possibilitar que mais pessoas pudessem acompanhar as palestras e atividades, ampliando o alcance das comemorações.

O “Fórum Jovem Permanente de Proteção à Natureza” abriu as comemorações e ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), na noite de segunda-feira (12/09), representando o ponto de partida para a implementação do Fórum Jovem Permanente de Proteção à Natureza.

O professor Antônio Carlos Gusmão ministrou a palestra “Poluição Acidental: Derrame de Óleo no Mar” e destacou a importância de o Poder Público e a sociedade se unirem em ações que beneficiem a natureza, visando a uma vida mais saudável. O Coletivo Ponto de Luz também marcou presença e promoveu uma oficina de aproveitamento integral de alimentos.

Os dias 13 e 14 de setembro foram destinados aos parceiros da Fundação Mudes.

O Café & Prosa com Parceiros Mudes – realizado terça-feira (13/09), no Cafeína Café (Shopping Rio Sul, Botafogo) –, contou com a palestra motivacional do doutor em Administração, Jeffrey Hanson, sobre “Liderança Transformacional”.

Representantes de empresas parceiras da Fundação Mudes estiveram presentes para prestigiar o evento, assistir à palestra e atualizar seus conhecimentos e suas técnicas sobre gestão e liderança inspiradora.

Na quarta-feira (14/09), no Kolmena Coworking, a economista Gina Paladino lançou o livro “Economia Criativa, Cidades, Clusters e Desenvolvimento” e ministrou a palestra “Empreendedorismo feminino: diagnósticos e desafios”, que evidenciou o empreendedorismo como uma importante ferramenta de transformação socioeconômica e profissional na vida da mulher.

Quinta-feira(15/09), a instituição encerrou as comemorações para o público com o “Encontro sobre Juventudes no Brasil”, ocorrido no Instituto Universitário do Rio de Janeiro (FIURJ).

A pesquisa Juventudes no Brasil (da Fundação SM), que analisa as percepções de jovens das cinco regiões do país sobre vários aspectos do cotidiano, foi apresentada por profissionais que integraram o estudo.

O Encontro também contou com a participação da coordenadora de Pesquisa e Avaliação Educacional da Fundação SM, Ariana Pérez, responsável pela pesquisa; do secretário de Juventude da Prefeitura do Rio de Janeiro (JUVRio), Salvino Oliveira Barbosa; da coordenadora de pós-graduação e da agência de voluntariado universitário da ESPM Rio, Luciana Cruz; e da diretora de Projetos do Observatório Internacional da Juventude (OIJ), Nathália Figueiredo, que foi a mediadora.

Para conferir os melhores momentos do aniversário da Fundação Mudes, assista ao vídeo abaixo: