Estudantes devem solicitar atendimento especializado no ato da inscrição para a prova do Enem
Conforme o Edital do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – de 2022, o atendimento especializado, voltado para pessoas com necessidades especiais, deverá ser solicitado no ato da inscrição, que estarão abertas entre os dias 10 a 21 de maio. O participante deverá informar o motivo da solicitação mediante a documentos que comprovem a sua necessidade.
Quem pode solicitar o atendimento especializado no Enem?
O atendimento é voltado para pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdo-cegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica.
Quais são os documentos necessários para solicitar atendimento especializado no Enem?
- Documento legível que comprove a sua condição, com nome completo.
- Diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e/ou o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10).
- Assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.
Candidatos com transtorno funcional especifico poderá anexar a documentação, com seu nome completo e com a descrição do transtorno (dislexia, discalculia e déficit de atenção) emitida e assinada por um profissional da saúde.
O resultado da análise do documento comprobatório estará disponível para consulta a partir do dia 7 de junho através do portal do Inep.
Em caso de reprovação da documentação o participante poderá solicitar novamente, fazendo o envio de um novo documento comprobatório a partir do dia 7 até 12 de junho, o resultado para a nova solicitação estará disponível a partir do dia 22 de junho.
Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.